quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Importância da postura


Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este, equilibra todo o resto.

A postura é uma resposta neuromecânica chamada atividade postural que estabiliza e funciona o sistema musculoesquelético.A alteração da postura pode causar implicações como hiperlordose lombar e cervical, hipercifose torácica e escoliose.

A hiperlordose lombar é favorecida pela inclinação da pelve enquanto a hiperlordose cervical desgasta as vértebras e normalmente associa-se à hipercifose torácica.

A hipercifose torácica ocorre quando há uma deformidade na coluna vertebral conhecida como postura de corcunda. Favorece o desgaste vertebral, o bico-de-papagaio e as funções pulmonares ficam comprometidos.

A escoliose é a curvatura lateral da coluna vertebral associada a rotação das vértebras com desvios bem tolerados e assintomáticos. Há também casos graves onde ocorre o comprometimento da região cardiopulmonar.

São várias as causas, sendo as mais comuns: uma perna maior que a outra, carregar bolsa do mesmo lado, malformação das vértebras e o comprometimento da visão e audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário