quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dormir pouco faz mal?


Quando a noite chega a maioria das pessoas estão cansadas, principalmente aquelas que passaram o dia todo trabalhando. Ao chegar no aconchego do lar o que a pessoa mais quer é tomar um banho relaxante, feito isso o corpo “implora” por uma cama.

A noite para algumas pessoas é uma extensão do dia, muitos realizam tarefas que durante o dia não foram possíveis de serem feitas. Muitas vezes a noite é insuficiente para uma pessoa descansar, já que dorme tarde e no dia seguinte tem que levantar cedo para cumprir com suas obrigações cotidianas.

Engana-se quem pensa que ao dormir o cérebro fica passivo, pelo contrário, é nesse período que ele trabalha com força total, pois é nessa fase que o indivíduo absorve o conhecimento, selecionando o que deve ficar na memória e o que não precisa.
O tempo ideal de sono é de 8 horas, dormindo menos que isso a pessoa predispõe a desenvolver algum problema de saúde.

Segundo estudo do Instituto Francês para a Nutrição (IFN,) dormir menos do que o ideal influi no aumento de peso e no surgimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. Dormir menos que 8 horas diminui a retenção de hormônio leptina (limitador do apetite), dando reação contrária, aumenta a fome ao liberar mais grelina, diz a doutora em neurociências do IFN, Karine Spiegel.

Pessoas que dormem por pequenos períodos tendem a aumentar em 24% seu apetite, quadro que se agrava mais com o cansaço físico apresentado por essas pessoas, pois cansada ela não procura realizar nenhuma atividade física.

A doutora Karine aconselha que na prescrição de dietas para pessoas obesas, deve conter conselhos de comportamento relativo ao sono. Formas de como melhorar e aproveitar seu sono. Além da obesidade, são inúmeras as doenças que podem desencadear pela diminuição do sono, em especial para as mulheres.

Numa pesquisa realizada com 200 voluntários, entre homens e mulheres, foi constatado que as mulheres que dormem menos têm mais predisposição a ter problemas no coração do que os homens que mantém o mesmo hábito de dormir menos que oito horas.

Dormir mais que oitos horas diárias é tão prejudicial quanto dormir menos, um dos fatores que são influenciados na vida de uma pessoa que dorme de mais do que o tempo ideal, é a aceleração do envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário