quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ESTOMATITE

É uma ferida na mucosa bucal, é uma ferida considerada limpa, pois não é provocada por microorganismo algum, como bactéria ou fungo. Caracteriza-se como áreas de erosão (com rompimento do tecido epitelial e exposição do tecido conjuntivo) em qualquer local da cavidade bucal. Geralmente ocasiona reação inflamatória de intensidade leve ou moderada associada à dor, por expôr o tecido conjuntivo (e suas terminações nervosas) em contato direto com o meio bucal.
Os sintomas são: Inflamações com bolhas. Se uma bolha se romper, sai um pouco de líquido e forma uma chaga com crosta, que ocasiona dor e algum desconforto.
Tratamento: Enxaguar a boca com extrato de Aloe Vera varias vezes ao dia, ou então usar pomada para os lábios com Aloe Vera e Jojoba; aplicação de extrato de própolis com um cotonete ou bochechar própolis levemente diluido em água também produz excelente resultado.
Não se conhece com precisão a origem das úlceras orais. Podem ser provocadas por lesões, infecções, stress, certos alimentos, prédisposição genética e mudanças hormonais nas mulheres, mas, em sua maioria, são processos que não requerem nenhum tipo de estudo complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário