quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CÃIMBRS


Cãibras são contrações musculares súbitas, involuntárias, dolorosas e momentâneas. Sabe-se que estas contrações são de origem nervosa ou neuromuscular. Esse bloqueio muscular aparece geralmente nos músculos biarticulares: Ísquios, bicípetes, tricípetes (longa porção) e barriga da perna.

A cãimbra pode ser causada por inúmeros fatores. O principal fator associado à cãibra é o excesso de atividade muscular, ocasionando o acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo. Além deste, outros fatores contribuem para a incidência das contrações, como a perda excessiva de água e sais minerais, principalmente o potássio; e a deficiência de fluxo sanguíneo, ocasionada por mudanças bruscas de temperatura ou problemas vasculares.

Para amenizar os efeitos da dor, é recomendável aplicar toalhas quentes, massagens suaves e relaxantes musculares. Para evitar as cãibras é aconselhável comer alimentos ricos em potássio, como banana ou água de coco. Além disso, o alongamento dos músculos é essencial antes e depois de qualquer atividade física.

Em geral, a cãibra não representa preocupação para a saúde. A maioria delas ocorre esporadicamente durante exercícios muito intensos. No entanto, em casos freqüentes, é necessária uma análise médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário