quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dismenorréia


A dismenorréia é o nome dado à cólica menstrual. Essa é aquela dor pélvica que pode ocorrer antes e/ou durante a menstruação que pode se manifestar de forma mais branda quando provoca incômodo até atingir graus elevados de dor onde a mulher fica impedida de exercer suas atividades diárias.

A dismenorréia pode ser primária se ocorrer sem provocar lesões nos órgãos pélvicos e secundária quando ocorre algum tipo de alteração no sistema reprodutor, quando existem miomas, malformações uterinas, endometriose, alterações nos ovários ou quando a mulher utiliza o Diu como contraceptivo. Geralmente a dismenorréia primária ocorre quando a mulher nunca gerou filhos, por causa da obesidade, tabagismo ou hereditariedade. A dismenorréia secundária pode ocorrer em mulheres que já tiveram infecções pélvicas, endometriose ou dsts.

A dismenorréia como pode se manifestar de várias formas pode também provocar mal-estar, diarréia, dor de cabeça, fadiga, tontura, vômito, irritação, desmaio e dor nas costas e nas pernas, além de dor abdominal.

Ao detectar a dor menstrual, a mulher deve buscar auxílio médico para que seja feito o devido tratamento que normalmente consiste na ingestão de medicamentos antiinflamatórios não-esteróides, contraceptivos orais e terapias. Se for identificada a dismenorréia secundária, o médico deve buscar as causas da dor e fazer o tratamento do agente causador que é diferenciado para cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário