quarta-feira, 11 de novembro de 2009

glossite


A glossite é inflamação ou infecção na língua. Glossite faz com que a língua inche e mude de cor. Projeções na superfície da língua chamadas papilas podem ser perdidas, dando aparência lisa à língua.
A glossite geralmente responde bem ao tratamento se a causa da inflamação for eliminada. A glossite pode não apresentar dor, ou causar desconforto na boca e língua. Em alguns casos, glossite pode resultar em emergência médica quando há inchaço severo da língua que bloqueia as passagens aéreas.

As causas e fatores de risco para glossite são:
* Infecção por vírus ou bactéria, incluindo herpes simplex oral.
* Hidratação ruim e pouca saliva na boca, o que pode facilitar a proliferação de bactérias.
* Irritação decorrente de queimadura, ponta afiada de dente ou de próteses dentárias, ou outros traumas.
* Piercing na língua.
* Exposição a irritantes como tabaco, álcool, e alimentos quentes ou apimentados.
* Reação alergia à pasta de dente, enxaguantes bucais, plástico nas dentaduras, ou a certos medicamentos para pressão sanguínea.
* Administração de bloqueadores ganglionares.
* Transtornos como anemia por deficiência de ferro, anemia perniciosa e outras deficiência de vitamina B, líquen plano oral, eritema multiforme, úlcera aftosa, sífilis, etc.

O objetivo do tratamento para glossite é reduzir a inflamação. O tratamento geralmente não requer hospitalização a menos que o inchaço da língua seja severo. Boa higiene oral é necessária. Corticosteróides podem ser dados para reduzir a inflamação. Para casos moderados, aplicações tópicas podem ser recomendadas para evitar os efeitos colaterais dos corticosteróides injetados ou ingeridos. Medicamentos anti-fungos ou antibióticos podem ser prescrevidos se a causa da glossite for infecção. Anemia e deficiência nutricionais devem ser tratadas, geralmente por mudanças na alimentação ou suplementos alimentares. Deve-se também evitar tabaco, álcool e alimentos quentes ou apimentados para minimizar o desconforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário