segunda-feira, 2 de novembro de 2009
FISIOLOGIA DA CICATRIZAÇÃO DAS FERIDAS
Vários processos celulares contínuos contribuem para a restauração da ferida: regeneração celular, proliferação celular e produção de colágeno. A resposta do tecido às lesões passa por três estágios parcialmente sobrepostos:
fase inflamatória ou exsudativa;
fase proliferativa ou regenerativa;
fase reparativa ou de maturação.
I) FASE INFLAMATÓRIA OU EXSUDATIVA
Dura cerca de 72 horas e corresponde à ativação do sistema de coagulação sangüínea e à liberação de vários mediadores, tais como fator de ativação de plaquetas, fator de crescimento, serotonina, adrenalina e fatores do complemento entre outros. Nesta fase a ferida pode apresentar edema, vermelhidão e dor.
II) FASE PROLIFERATIVA OU REGENERATIVA
Pode durar de 1 a 14 dias e se caracteriza pela formação do tecido de granulação. Nesta fase o colágeno é o principal componente do tecido conjuntivo reposto, por isso a vitamina C auxilia muito nesse processo metabólico da cicatrização da ferida.
III) FASE REPARATIVA OU DE MATURAÇÃO
Durante esta última fase da cicatrização a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem, enquanto há maturação das fibras colágenas. Nesta fase ocorre uma remodelação do tecido cicatricial formado na fase anterior. O alinhamento das fibras é reorganizado a fim de aumentar a resistência do tecido e diminuir a espessura da cicatriz, reduzindo a deformidade. Esta fase tem início no terceiro dia e pode durar até seis meses.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário