quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apêndicite


O apêndice vermiforme é uma extensão tubular que existe no início do intestino grosso. Tal extensão não possui importância para o organismo humano, pois produz uma pequena quantidade de linfócitos que não interferem no organismo.

A apendicite é resultado da inflamação do apêndice por restos fecais, concentração de bactérias, déficit de oxigênio e outras que ocorrem em indivíduos de aproximadamente 20 a 30 anos. Apesar de ser um órgão sem muita importância, o apêndice quando inflamado pode levar um indivíduo a óbito se não tratado, pois a doença pode provocar a ruptura do órgão fazendo com que a inflamação se alastre sobre o abdômen, causando uma reação corpórea chamada abscesso, um aglomerado de pus que provoca a desintegração e a necrose dos tecidos. Quando a inflamação se espalha, pode haver outra doença chamada peritonite aguda, altamente perigosa e mortal.

A apendicite provoca falta de apetite, dor abdominal que ocorre ao redor do umbigo e no baixo abdômen, febre, náuseas, vômitos, colapso no intestino e apatia. A dor normalmente é insuportável, fazendo com que a pessoa busque auxílio médico no máximo em 48 horas. Este, por sua vez, realiza exames para confirmar o quadro clínico e, se confirmado, prescreve antibióticos para combater a inflamação e ainda encaminha a pessoa para o centro cirúrgico para a retirada do órgão enfermo. A cirurgia para a retirada do apêndice pode ser feita de maneira convencional ou por laparoscopia, procedimento que resulta em menor incisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário