quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que são polipos no estômago?


Pólipo é uma procidência, uma saliência que sobressai numa superfície. Os pólipos podem ser tumores benignos ou malignos mas na maior parte dos casos não são tumores. No estômago menos de 5% dos pólipos são tumores benignos ( adenomas ) que podem eventualmente evoluir para tumor maligno. Os pólipos com mais de 5 mm devem ser submetidos a polipectomia, para serem analisados ao microscópio. Os que têm menos de 5 mm devem ser retirados com a pinça de biopsia. Mais de 95% dos pólipos do estômago, não são tumores, são pólipos hiperplásicos, que não evoluem para cancro.
Os pólipos do estômago são uns tumores pouco frequentes, arredondados e não cancerosos que crescem para o interior da cavidade gástrica. Considera-se que são precursores do cancro e, portanto, devem ser extirpados. O cancro é particularmente frequente se existirem determinados tipos de pólipos, se estes tiverem mais de 2 cm ou quando há vários deles.
Os pólipos do estômago não cancerosos extirpam-se com um endoscópio.
Se o cancro for limitado ao estômago, geralmente utiliza-se a cirurgia para tentar curá-lo. Elimina-se a maior parte ou a totalidade do estômago e dos gânglios linfáticos adjacentes. O prognóstico é bom se o cancro não tiver penetrado muito profundamente na parede do estômago.

Um comentário:

  1. eu fiz uma EDA, onde se constaram varios polipos. biopsia feita, negativo para cancer. mas a medica disse não ser necessario a retirada deles. ma o estoma me doi. quais a chances disso se tornar maligno? grato

    ResponderExcluir