domingo, 23 de agosto de 2009


Apoptose é o nome dado à morte celular programada.Na diferenciação dos organismos e formação dos tecidos, a proliferação celular precede a diferenciação e a apoptose tem como função eliminar as células excedentes no processo. Além disso, células que tiveram a estrutura ou o DNA alterado por estímulos nocivos (quebra de DNA, infecção viral) também sofrem apoptose. Dessa forma, o processo pode ser compreendido como um mecanismo de manutenção da qualidade dos tecidos, eliminando as células danificadas.
Para o surgimento do câncer, é necessário que uma célula danificada por uma mutação permaneça viável, isto é, funcionante no que diz respeito à sua manutenção, e que se prolifere de maneira desordenada. A proliferação desordenada e a tendência à imortalidade de um clone celular defeituoso são os dois principais mecanismos patogênicos do câncer. A apoptose, que normalmente regularia o processo de morte da célula defeituosa, é falha em um grande número de neoplasias. Para compreender como as falhas na apoptose podem levar ao surgimento do câncer, é necessário detalhar o processo, identificando os principais genes envolvidos.

Um comentário:

  1. A apoptose é um fenômeno muito interessante mesmo. E quando falamos de neoplasias, especialmente pensando-a como um fenômeno ecológico, podemos fazer um balanço bastante simples.

    Um desequilíbrio na população celular pode ser resultante ou do aparecimento de novas células em um ritmo maior ou ao desaparecimento de velhas células em ritmo menor. Ou seja,

    ou aumenta a mitose
    ou diminui a apoptose.

    Bem, pode ser que ocorram as duas coisas.
    Mas o resultado é o aumento da população celular. Deve-se agora verificar se ocorre de forma desordenada e com aspectos de parasitismo ou não, para se pensar em neoplasia. Afinal, apoptose e mitose ocorrem mesmo em situações fisiológicas.

    Alguns autores têm proposto que pensemos na diversidade das células neoplásicas em termos de genética de população.

    O nível de exigência em termos de conhecimento que o profissional de saúde precisa ter aumenta a cada instante - de forma neoplásica.

    ResponderExcluir